sexta-feira, 17 de junho de 2011

Twitter personalizado, um luxo! - OFF TOPIC

Oi galerinha!
Passei aqui só pra deixar uma super dica que quem for antenada não pode deixar passar...

A Luciana Arruda do Espaço Mozaico das Artes está prestando um serviço super legal, personalizando o layout do seu seu twitter.

Vou dizer?
A pessoa além de linda, simpática e super criativa é mega profissional, entregou o meu super rápido e... ficou lindo!!!

Passa lá, confere e corre encomendar o seu!
Até porque Salomé está chegando e haja fraldas pra essa nossa colega bailarina compôr o estoque! rs...

Tá esperando o que? Ser a última a ter um twitter lindo?
Deixa nas mãos da Lú que ela capricha!

Aqui está o meu pra vc conferir como ficou show!


Bjkas a todas!

;)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Biomecânica para bailarinas

Inspirada em minha última aula do CFPDV* no Rio de Janeiro onde falamos sobre a biomecânica e a anatomia dos movimentos e tendo em vista que minhas queridas alunas estão trocando textos entre si aparentemente super decididas a estudarem e compreenderem melhor o assunto (não é só porque vale nota no TCC, né?) ... Tia Suh vem dar um pequeno suporte!

Históricamente falando...

Tudo começou lá com Aristóteles, que decidiu registrar suas observações sobre o ato de caminhar. Ele observou que os membros inferiores do homem e as patas dos animais contra o solo, causavam uma espécie de ação. De lá pra cá, muita coisa foi descoberta, ratificada, reestudada.

Mas também entrou nessa história, a 3º Lei de Newton. Ela basicamente explica que a gravidade é uma força externa que age sobre um objeto sobre a terra e que para equilibrar essa força, uma segunda força externa precisa ser introduzida. Exemplo: um livro apoiado sobre a mesa, recebe a ação de pelo menos duas forças: a da gravidade e a força exercida pela mesa. Ou seja, o objeto sobre a mesa sofre ação da tração da gravidade e a mesa reage à força da gravidade com uma força igual e oposta. Lembra das sua aulas de física no colégio, quando o professor falava de ação e reação? Mais ou menos por este caminho!

A Mecânica por si só, é uma área da física e da engenharia que lida com a análise das forças que agem sobre um objeto, descrevendo a causa de determinado movimento.

A Cinesiologia (matéria de um próximo post!) possibilita a aplicação das leis e princípios básicos da mecânica na avaliação das atividades humanas.

Sendo assim, podemos dizer que a Biomecânica pode ser definida como a aplicação da mecânica aos corpos humanos e animais, organismos vivos, tecidos biológicos... Ou ainda, o estudo da mecânica dos organismos vivos.

Podemos considerar dois tipos de Biomecânica: a externa, que estuda as forças físicas que agem sobre os corpos e a interna, que estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, ossos e tecidos do corpo.

Alguns conceitos são de fundamental importância para entendermos porque é tão importante o estudo da Biomecânica na dança. São eles:

1- O Centro de Gravidade
A localização do Centro de Gravidade do corpo varia dependendo da posição em que encontra-se este corpo. Se você está ereta por exemplo, ele será como uma linha, formada pela interseção de um plano que corta o corpo em direita e esquerda, e outro plano que corta o corpo em metade anterior e posterior (frente e trás).

2- A linha de gravidade
Ao longo desta linha imaginária que chamamos de Centro de Gravidade, podemos considerar que a gravidade atua em nosso corpo, puxando-o diretamente para baixo em direção ao centro da terra. Essa é a linha de gravidade.

3- Base de apoio
A base de sustentação ou base de apoio é a área formada abaixo do corpo, como se considerássemos todos os pontos de nosso corpo que estão em contato com o solo.

Pense comigo:
Quando você está numa posição fixa, estática, com a linha de gravidade passando através da sua base de apoio, dizemos que você está estável, compensada, equilíbrada. Se a linha de gravidade passar fora da sua base de apoio, o equilíbrio e a estabilidade são perdidos.

Para nós que dançamos, é extremamente importante analisar mecanicamente os movimentos que executamos com nosso corpo e outros objetos, sabendo exatamente como a força da gravidade atua em nós! Afinal, durante nossa dança, utilizamos:
o equilíbrio estático (parado), mas principalmente,
o equilíbrio dinâmico (em movimento).

E tem mais!

4- Planos e eixos
Planos de ação são linhas fixas de referência pelas quais o corpo se divide. A saber, são 03: O plano frontal ou coronal (frente e costa) responsável pelos movimentos de abdução e adução, o plano sagital (direita e esquerda) responsável pelos movimentos de flexão e extensão e o plano transverso ou horizontal (superior e inferior) responsável pela nossa rotação.

5- Alavancas
Uma alavanca, por definição, é uma barra rígida que gira em torno de um ponto fixo quando uma força é aplicada para vencer a resistência. Traduzindo: aquilo que faz você se mexer, iniciar um movimento. Maior a quantidade de força ou maior o braço da alavanca, maior o movimento de força.


E daí tudo isso?

Quando analizamos um movimento técnicamente, principalmente dentro de uma dança acadêmica, sabemos onde ele começa, aonde está a sua base e o seu eixo, de onde vêm a alavanca, o que acontece durante o seu desenvolvimento e também aonde ele termina.
Desta forma fica muito mais simples (!) entender porque determinado movimento "não está saindo" ou aonde você está errando em sua execução.

Bom, para quem já teve algum contato com meu método de trabalho, sabe que esta é uma das sólidas bases do desenvolvimento técnico em dança que eu proponho; o estudo profundo da execução de cada movimento da dança, analisado e compreendido em sua total complexidade.

Mas como o post hoje é biomecânica... foco Suheil!

Deixo aqui de presente alguns videos que selecionei "a dedo" na net para ilustrar os conceitos de biomecânica aqui (e nas nossas aulas) mencionados.

Espero que curtam!

Este 1º é só pra ilustrar a nossa visão de câmera lenta, fundamental nestas análises...


Este eu escolhi porque demonstra as escápulas, um de nosso primeiros temas...


Este é bem próximo da parte da biomecânica que "nos interessa" - não se prender a nomenclatura de músculos, mas descrever como o movimento acontece.


Esse eu achei que ilustraria muito bem o conceito de nossa 1º aula de consciência corporal, sobre "respirar nas articulações"... até na música! Além claro, do rapaz dar um show de performance temática.


Esse é um pouquinho chato no começo, mas tenham paciência, pois o desenvolvimento e a apresentação dos conceitos de equilíbrio apresentados mais pra frente fazem valer a pena cada segundo gasto...


Aqui eu vos apresento, "o Pé". Nossa base mais sagrada. Nem preciso explicar porque este video está aqui, preciso?


E pra "pirar o cabeção" de vocês... a biomecânica em sua complexidade original.

Pena que não achei um de dança, então vai de arremesso mesmo! Assim vocês saberão exatamente quais músculos precisarão mexer se quiserem arremessar a Tia Suh da janela depois de nossas próximas aulas de Anatomia do Movimento.
- Será mesmo que eu devia ter postado esse video?



Espero que este post tenha ajudado a esclarecer um pouquinho mais ...

... pra quem chegou agora, da importância de estudarmos, na luta pela valorização desta nossa arte tão desmerecida por muitas "pseudo-profissionais";

... pra todas as minhas alunas, presenciais e/ou virtuais que fritam os miolos em minhas salas de aula.

Beijo carinhoso a todas vocês!

;)


*Curso de Formação para Professoras de Dança do Ventre, Método Acadêmico Suheil de Ensino

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais sobre "de graça"

Primeiro gostaria de agradecer as pessoas que comentaram publicamente no blog ou mesmo as que me enviaram emails me incentivando a continuar a falar sobre alguns temas polêmicos. Como a maior dúvida (e confusão) me pareceu ser sobre quando e como dançar de graça, vou dedicar este post a isso.

Primeiro precisamos entender, que "Beneficente" e "De graça", são duas coisas bem distintas!

Embora em ambos os casos, para o bolso da bailarina não venha nenhuma verba, isso não quer dizer que ambas as situações sejam iguais! Não são! Não mesmo!

Quando você dança em um evento beneficente (obra de filantropia), o público é pagante da mesma forma! Seja em doações de comidas ou em verbas, ninguém está lá para ver o show na base do oba-oba. É uma campanha! De alguma forma, seja em dinheiro ou doações, as pessoas estão pagando por sua performance e você, é quem está abrindo mão de receber por um motivo maior. E diga-se muito honorável.

Acredito que cabe ao artista participar sim, de campanhas beneficentes e projetos que ajudem de alguma forma quem precisa. Emprestar sua imagem, arregaçar as mangas. Aliás, não só o artista, mas todos os seres de bem devem fazer isso.

Em minha carreira, participei e ainda participo de DIVERSOS eventos beneficentes. Ajudo instituições, colaboro em campanhas... Adoro fazer isso! O retorno é muito grande e muito gratificante, principalmente no quesito "paz interna".

Mas... continue sendo e tendo uma postura profissional!

A sua posição neste caso, deve ser :
1- antes do evento, peça a organização um ofício datado, assinado e carimbado, digamos assim, com a solicitação de sua apresentação, datas, horários do evento e para quais fins ou instituição a verba arrecadada se destina.
2- ao término, tenha ciência de quanto foi arrecadado com seu show e assine um termo de doação para a "instituição" recebedora. Pegue o recibo. Assim você terá ao menos alguma garantia de que a verba foi de fato para onde deveria ir.
3- se as doações forem em outra espécie que não dinheiro, procure acompanhar este processo de entrega. Além deste momento ser muito prazeroso, você irá conhecer de perto quem você está ajudando. Garanto que descobrirá olhinhos e sorrisos tão lindos que serão inesquecíveis.

Outra forma de dançar "de graça":
Dinheiro não é a única forma de receber por seu trabalho! Se a sua amiga tem uma escola, vai fazer um evento e não pode pagar cachê porque não há verba suficiente, você pode propôr uma troca: você dança na festa dela e depois ela dança na sua! Seria como "trocar cachês".
Ou ainda, ela paga seus custos de transporte, alimentação e hospedagem, organiza um workshop para você levantar sua verba, capricha na organização e na divulgação - mas não ganha em cima do seu trabalho; é como se o que ela ganharia para ela, ela pagasse pelo seu show. E a arrecadação finaceira é toda sua. Você estará dignamente trabalhando.


A humanidade sempre teve inúmeras moedas de troca, nem tudo roda em torno de dinheiro, células de papel, exclusivamente. O que é preciso, é ter bom senso acima de tudo.

Acho que nem preciso dizer, mas vou: quer dançar na festa de sua melhor amiga, como presente pra ela? Dançar pro vovô no aniversário dele? Por uma música e mostrar sua arte num encontro entre amigas? É claro que vale, né?!? Você não seria mercenária a este ponto! É profissional sim, mas tem amigas e família, e nessa hora, essa é você, a pessoa!

Então... o que você JAMAIS deve fazer ??

1- dançar de graça no Habib's ou similares, achando que isto é válido para promover o seu trabalho! Pelo amor... se valoriza!
2- oferecer seu trabalho gratuito para tentar pegar a vaga de outra bailarina que trabalha na casa recebendo...
3- dar aulas de graça porque está aprendendo (vai fazer um estágio! se está aprendendo é porque ainda não é hora de ensinar!)
4- se expor em baladas árabes aonde o público é em maioria rapazes que querem ver as gostosas rebolarem e normalmente no fim da noite já estão bêbados. O que isto vai te trazer de retorno?

É nessa hora que comparamos Profissionalismo X Exibicionismo !!!

Mesmo assim você insiste que quer dançar de graça por aí, só pra "mostrar sua arte" a tudo e a todos? Tudo bem também! Opção de vida sua, livre arbítrio!
Só por favor então, pare de dizer que você é uma profissional do ramo. Porque ser amadora e amante é uma coisa. Cabe a qualquer uma.
Ser profissional é outra coisa, bem diferente...

Bjkas e até o próximo post!
Não esqueça de deixar o seu comentário...

;)

PS - Débora, tá aí, valeu o puxão de orelha domingo... atualizei! bjk

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Profissionalismo X Exibicionismo


Parece incrível ter que relacionar a diferença entre estas duas palavras, mas ultimamente no "Bellyworld" as coisas andam tão confusas, que me senti no DEVER de fazer este post.

Desculpe de imediato se vou cutucar colegas, alguns egos, deixar alguém meio estressada ou com vontade de me esganar... mas alguém tem que dizer isso!

Mas pense positivamente:
Aqueles que te elogiam, amaciam o teu ego, te levam a lugar nenhum além da tua própria vaidade.
Aqueles que te dizem a verdade, querem que você cresça e só assim te ajudam nisso...

Vamos lá!

Se você é novata ou tem 10 anos de dança (continua sendo novata, sorry!), "peloamordosbonsfilhinhos", presta atenção no que você quer para o seu futuro!

Chega de tratar a dança como lazer se você se auto intitula profissional.
Chega de vender a alma pra aparecer ou conseguir um espacinho no mercado. Chega de baixaria!!!

Segue um guiazinho básico para você tentar identificar seus erros:

Sobre dar aulas:

Controle seu ego, tudo tem seu tempo! Não está aguentando de vontade? Seja humilde. Peça a sua professora para estagiar com ela em aulas, faça cursos profissionalizantes, estude métodos diversos de dança.
Nunca ouviu falar sobre Laban? Então desce do pedestal amiga, pois você ainda não sabe nem por onde começar...



Sobre ministrar workshops:

Workshop é algo que você começa a ministrar depois de muitos, muitos anos nas salas de aula. Depois daqueles seus 10 aninhos de dança querida, você pode estar apta a ser uma excelente professora, mas espere mais uns 10 pra achar que pode mais que isso.
De boa! Só nesse mundinho belly que moçoilas ministram oficinas desta forma "virou moda".

Não é a toa que 90% dos workshops hoje são em essência passar uma coreografia! E claro, não é a toa que tem muita gente que nem está mais afim de frequentar workshops!
Pior só quem ainda oferece este tipo de serviço gratuitamente, pra "fulana conhecer meu trabalho" - se ela não conhece seu trabalho, mais uma amostra que você ainda não está madura profissionalmente para este cargo.
Está na hora de separar o joio do trigo ...


Sobre apresentações:

- Se você dança de graça, pra se auto- promover, desculpe, mas você está looooooonge de ser uma profissional. O profissionalismo começa exatamente aí, na valorização do seu trabalho.

- Se você não escolhe os locais aonde se apresenta, está denegrindo sua própria imagem. Daqui a pouco não se espante quando te contratarem pra despedidas de solteiro ou pra dançar na loja de kibe da esquina. Foi você quem se permitiu estar lá.

- Não ofereça seu serviço ao contratante de outra bailarina. Isso é pura falta de ética! Está com dor de cotovelo, precisa mostrar serviço? Converse com a bailarina contratada e peça a ELA uma chance de se juntar ao seu grupo. Orgulho é coisa besta nesta hora! Você pode ganhar uma orientadora e uma amiga no mercado de trabalho. Quem se garante não teme abrir espaço para as novatas.

Sobre a sua imagem em cena:

- Cabelos e maquiagem devem estar perfeitos.

- Se você gosta de trajes mais ousados, daqueles que mostram o que seu pai não gostaria de ver se estivesse na platéia... aconselho rever os seus conceitos.

- Nada de ficar na festa depois ou se misturar ao público. Isso só vale se você está em um evento de escola, festival, aonde as alunas querem fotos e a sua companhia como "estrela do evento". Em trabalhos corriqueiros, desapareça logo depois do show (ok, vale comer depois do show, mas naquela mesinha lá do fundo, de forma discreta e já vestida normalmente, sem o traje de dança).


Sobre bombardeios publicitários:

- Não tem coisa mais chata que abrir as redes sociais, emails e se deparar com a "Agenda do mês tal" de fulana ou beltrana. Quando você for de fato divulgar algo grande, acredite, a maioria já vai ter apagado a sua propaganda antes mesmo de ver o conteúdo (ops, eu faço isso todo dia! E toda a torcida do Corinthians também...).

- Quer divulgar seu trabalho? Tenha um site com mailing list de pessoas que se cadastram por vontade própria e que PEDIRAM para receber suas promoções. Neste mesmo lugar, mantenha sua agenda atualizada. Seguramente quem quer te assistir, irá lá para consultar. Você acha mesmo que interessa ao mundo todo, o tempo todo, aonde você trabalha semanalmente?
Isso só desgasta a sua imagem.


E finalmente...

Sobre hierarquia :

- Você sabe o que isso significa?

hierarquia(francês hierarchie)
s. f.
1. Subordinação de certos poderes uns aos outros.anarquia
2. Classificação ou ordenação segundo determinados critérios.anarquia, desorganização
3. Organização segundo vários graus de poder e subordinação (ex.: hierarquia policial).
4. Classe, categoria.
5. Relig. Grau de autoridade eclesiástica.

Não existe profissionalismo sem hierarquia.
Não existe RESPEITO sem hierarquia.

Se um dia quiser chegar a ser o chefe da tribo, comece por ser um excelente indiozinho...


Tá aí galera... desculpa qualquer coisa, mas as vezes a verdade não é um lugar muito confortável...

Bjks, Suh
;)

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