sábado, 28 de março de 2009

Quando só o tempo é capaz de provocar certas sensações...

Estive estes últimos dias em Ubatuba, uma cidade maravilhosa do litoral paulista. Foi nesta cidade que passei 8 anos de minha história pessoal... e lá estava eu entre outros motivos para avaliar um exame que ocorreia com as turmas do primeiro ano da escola de minha ex aluna, hoje profissional, Jalilah.
Uma honra estar nessa modesta banca, ao lado de Adriana Menezes, acadêmica em dança e que também foi banca em minha escola, quando Jalilah ainda era a pequena e talentosa Denise.

Do outro lado, prancheta em punhos, outra representante do método acadêmico, a professora Sahara, até poucos anos atrás, a diretora Jô, que achava que nesta encarnação jamais seria o que é hoje. O exame ocorreu como esperado... e no dia seguinte de novo... e não é sobre ele que quero escrever; mas sobre o que isso me causou: uma sensação completamente nova!

Um misto de me sentir... velha não, experiente... acima de tudo, realizada! As vezes me sinto tão nova para ser apresentada como "minha mestra". Outro misto de emoções: mestra, eu, tão novinha? Não seria pretensão? (O mestra ou o novinha? Ambos!).
Mas como descrever aquele que nos ensina eternamente com carinho tudo o que sabe? Eu chamaria de mestre. E se assim me chamam... devo agradecer o carinho, o respeito... e receber de coração aberto. Perdão as incomodadas (aquelas que metem a boca em bailarina chamada de mestra). Mestra Suheil é um barato! Mas ai, minha tintura pra cabelos...

De qualquer forma, foi uma experiência com a qual me peguei pensando neste sábado de deliciosa melancolia, antes da próxima viagem que se aproxima, atolada de bagunça ao meu redor... Estar ao lado das alunas daquelas que foram minhas alunas... cresceram por mim lapidadas e hoje lapidam de acordo com o que lhes foi passado... e assim virão as próximas. Parece aqueles filmes de gerações, sabe? ... e me pego com 70 anos... como será? Como estará a dança? Quantas escolas com método acadêmico existirão? Pretensão? Não ... sonho!
De bengalinha, eu apareço para mim mesma como Jane Blauth e sua varinha de bambú. Meu riso me desperta do cochilo. Que delícia! Acordar sim. Para esta vida real.

Porque estas realizações na vida da gente, só acontecem quando o tempo passa, impiedoso... mas trazendo o conforto de uma vida dedicada a algo que deu certo!

Obrigada Buddhas e Bodhisatvas, obrigada Deusas, obrigada Universo. Só pra começar a lista...

Ilustrando estas memórias...

Turma de 1999, hoje todas bailarinas.
Entre elas a representante do método em Floripa, Julieta


1999
Cristian Kelly, , Edy, Rosa, Nori, Julieta e Suely.
Debbie, eu e Potty.
Jalilah, em 2008
e há 10 anos, ainda uma menina...




hoje com seu grupo de dança

e em sua escola,
no dia do exame mencionado...


Exemplos de semente, de realização...

Multiplicadoras de uma vida dedicada a dança...

Que venham também as alunas de Shobam, Samra, Aziza, Amara, Farhannah ... e de todas as outras bailarinas maravilhosas que trilharam comigo este caminho!


Amo tudo isso!!!
(acho que já ouvi isso... rs...)


15 comentários:

  1. Ai Suheil, assim você me faz chorar!!!!É maravilhoso saber que há pessoas que nos ensinam c/ tanto carinho...é assim que vejo vc e minha linda professora jalilah.Essa bagagem de sabedoria que vc carrega foi ao longo dos anos adquiridos e tem sido passado com muito amor de geração em geração,por isso, sinto orgulho da professora que tenho e de tantas outras que vc formou. E de você só tenho a agradecer, pois a cada ensinamento me sinto maravilhada e orgulhosa.Linda, você tem muito que ensinar e dançar pra todas nós e mostrar pra esse mundo afora o quanto vc é especial, um jeito único e um talento encantador.Sucesso pra você sempre!!!!!!Bjuxs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Suh, essa aí em cima sou eu Niza tá...

    ResponderExcluir
  3. Nada como fazer oque se ama!!!E nós agradecemos de coração!
    Bom, lendo o texto imaginei a srta aos 70 anos e dançando uma coreografia bem linda com a sua bengala!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola moça! adoro seu blog e acompanho sempre! Sobre as professoras serem chamadas de Mestra, existem algumas q realmente fazem juz ao titulo! a minha professora ( e eterna Mestra), Cintia Muraro, faz juz com toda certeza! e se as suas alunas deram o titulo a vc, aproveite! quem melhor do q elas pra avaliar o seu trabalho, nao eh mesmo? Parabens por isso! Minha Mestra tb me formou professora e hj procuro ensinar a dança com toda a qualidade q ela me ensinou! E isso soh pode ser motivo de orgulho pra qquer mestra, neh? hehehehehehe...
    Bjos e mto sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Eterna amiga e professora!
    Só tenho a agradecer! Por tudo!
    Lov U

    Jalilah El Suheil

    ResponderExcluir
  6. oi, minha linda....tá saudosa hein???? kkkk....

    Mestra: mulher que se dedica ao ensino; professora.
    Portanto, não tem nada de pretensão....

    Saudades.. kkkk....beijo beeeem grande!

    ResponderExcluir
  7. Olá Suheil!
    Que bom que você apareceu no meu blog porque assim pude conhecer o seu. Que trabalho lindo você tem! Parabéns! Um grande abraço na dança!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!! Descobri seu blog no da Jana Borges e adorei, mas preciso tirar um tempo pra ler as postagens anteriores... rs.
    Beijos e parabéns pelo trabalho com a DV.

    ResponderExcluir
  9. ...e assim vamos dando continuidade ao seu trabalho...


    Obrigada, o que mais posso dizer? ;)

    ResponderExcluir
  10. Mestra sim!!!
    se para mim vc é tão importante... imagine para as meninas que estudaram e estudam ao vivo com vc...
    Toda semente bem semeada dá ótimos frutos..
    Vc merece todo o reconhecimento, carinho e amor que tem recebido e ainda vai receber por muitos e muitos anos... de bengalinha e tudo...rsrsrsr... manda fazer uma bem chik e já aproveita pra dançar um saidizinho... rsrsrrsrs...imagina a cena... arrasando, com certeza né...
    Amooooooooooo vc Mestra!!!!
    Bjsss
    da sua aluna EAD - DV
    ...rrsrsrsrssr....

    ResponderExcluir
  11. Laialy Sahara Sahira4/25/2009 10:03 PM

    Obrigada MESTRA!
    Com Sheil aprendi que meus braços podem ir mais longe, que meus sonhos podem ser concretizados, que a leveza de uma Bailarina demonstra sua habilidade. SUHEIL é uma de minhas maiores inspirações.
    OBRIGADA! Foi a pessoa que mais me incentivou, me deu força, acreditou em mim e me indicou os melhores caminhos...
    Falar de Dança do Ventre em minha vida é falar do que SUHEIL representou para eu estar onde estou hoje...
    Obrigada MESTRA, amiga, irmã! Que saudades dos nossos tempos (quando tínhamostempo)!
    Guardo tudo a SETE VÉUS em meu CORAÇÃO!
    Sua ex-aluna, agora professora formada por você com muito orgulho!
    Laialy Sahira - JÔ - Jocely P. Farias Marangoni.
    BJKS!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Lindo trabalho o seu,sou + uma fã entre tantas que te admiram...
    Um grande bj...

    ResponderExcluir
  14. Querida Mestra e amiga!
    Sinto-me feliz e realizada, e devo isso a você!
    Ontem, dia 27/06/09, e hoje,(Festa de São Pedro Pescador, Padroeiro de Ubatuba), coloquei no Palco 25 alunas da Fundart, dançando Bussi Bussi e Coreografia Pop, em sua homenagem! E mais oito coreografias
    (feitas por mim), para trios, duplas e vários Solos! Foi um sucesso! Seu nome e seu trabalho, continuam vivos aqui!!!
    Beeeeeeeeeejos! Saudades!!!!!!!!
    LAIALY SAHARA ( Não quero mais Sahira)

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada pituchas da titia Suheil! kkkkkkkkkkkk Assim vocês me emocionam!
    Amo todas vocês, intensamente.
    Obrigada por continuarem semeando...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...