quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Folclore. Dançar ou não dançar? Novidade ou só mais uma esquisitisse?

Venho hoje pedir a opinião das queridas seguidoras deste meu humilde blog.

O vídeo abaixo é um resumo da minha participação no show Jalilah Raks 2010, que aconteceu em dezembro passado.

A pedido da contratante, a competentíssima bailarina e professora Jalilah, levei ao palco além de uma clássica, 2 folclores: Haggala, que havia sido tema de workshops ministrado poucos meses antes e um Raqs Assaya com 2 bastões, visto que este era o tema solicitado para o workshop do dia seguinte.

Para as meninas que fizeram (e ainda fariam) os works de folclore, foi um sucesso. Muitos elogios, alegria em assistir algo que muitas desconheciam, enfim, tiro certeiro.

A platéia composta em sua maioria por amigos e familiares das alunas e poucos desconhecidos admiradores locais, parece ter gostado - é pelos aplausos que eu costumo medir a aceitação de uma performance...

Mas aí vêm os pseudo-críticos de plantão. Eles sempre aparecem!
Não me refiro a críticas construtivas, pois estas são bem vindas sempre!

Refiro-me a críticas do tipo: "Esse Haggala foi nada a ver, a platéia não entendeu nada! Tinha um libanês lá que ficou abismado!" - tinha que ficar mesmo, porque a Líbia faz divisa com o Egito perto de Marsa Matruh, berço do Haggalla... e o Líbano é do outro lado!

Ou ainda: "Credo, a Suheil ficou imitando o Tito!" - não, minha inspiração é e continua sendo, desde os últimos 23 anos, Fifi Abdo. Não acho que eu tenha a capacidade de imitá-la. Meu bom senso não permite. E tenho espelho em casa, claro! Homenageá-la sim, cabe na minha modéstia faculdade. Faço sempre. Amo. Então me faz um favor? Se vai dizer que imitei, ao menos acerte o alvo da acusação. Vai estudar né, criatura?!


Para comentários levianos do tipo "fulana está assim, assado,..." , recomendo e pratico a "ignorabilização imediata". Já ouviu falar ? Vamos mulheres cheinhas, a dança também vos pertence!!!

Pois é... que o veneno anda solto por aí de mãos dadas com a maldade humana... não é de hoje, todo mundo sabe. Mas também tem muita gente competente ajudando a crescer no caminho.

Como definir as críticas? Em quais delas acreditar? Como não se tornar arrogante perante tantas leviandades proferidas? Qual é o floral que a gente toma pra não esganar umas criaturas assim? Iiiiiiii... Tudo isso dá um bolão!


Primeiro chute, começo de jogo:
O que quero disso hoje é a resposta para o que há de positivo neste fato (o lado que de fato interessa!). Por favor respondam:

- Afinal, dançar folclore em eventos de fim de ano das escolas e similares, mesmo sabendo que muitos na platéia não sabem do que se trata, vale a pena??
- A platéia leiga consegue distinguir se é uma novidade (oba!) ou só mais uma de nossas esquisitisses?
- Você é a favor ou contra esta propagação cultural nestes espetáculos? Se contra, aonde então devemos apresentá-los?

OPAAAA! É claro que antes anuncia-se um pequeno release da modalidade ou distribui-se um programa escrito, isso é prache né professoras? Rs... Please, vamos além disso...

O vídeo: clássica, haggala e said



Bjks e obrigada por deixar seu comentário!
;)

20 comentários:

  1. Não entendo porque você ainda perde seu tempo ou se encomoda com comentários maldosos.
    Siga seu caminho de acordo com sua consciência.
    Você é um sucesso e isso imcomoda.
    Não SE imcomode.
    Abraços e não se esqueça, vou te ligar, quero você no meu programa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gente, assassinei o português, é incomodar. rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. eu adoro folclore! Acho que tem que apresentar sim, do jeitinho que vc fez e disse no final, com o programa explicando e tudo mais :D

    :*

    ResponderExcluir
  4. Não apenas acho válido como acho fundamental que se mescle, num show de dança do ventre, performances tradicionais com números folclóricos.
    Quando eu ainda era leiga, fui a um show e vi uma performance da Maíra Magno de dabke. Não sabia o que era aquilo, mas me lembro que fiquei encantada e que foi, de longe, a dança que mais me tocou naquela noite.
    Me lembro de ter ido depois perguntar o que era e ir pesquisar. Foi assim que descobri um mundo folclórico que eu desconhecia.
    Quantos aos leigos que não dançam, nem vão a internet pesquisar, creio ser uma excelente oportunidade para apreciar uma outra qualidade de movimentação da bailarina, ainda que ele continue sem entender nada depois.
    A gente tem que ampliar a visão da dança árabe. Resumí-la apenas a dança clássica é um crime contra a cultura que nos propomos a representar.
    Sei que muita gente rejeita o folclore, mas ele é a verdadeira representação do povo.
    Bem, quanto as críticas, ao ouví-las, com toda certeza, seu coração será capaz de diferenciar o veneno do incentivo.
    Segue seu coração. E manda gente venenosa pastar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Querida Suheil eu admiro muito seu trabalho e considerando que o Hagallah foi uma inspiração criada por Mahmoud Reda a aprtir das danças populares da parte Ocidental do Sahara. Não existe um formato obrigatório a ser seguido, ou seja, não existe um assim ou assado...essas bailarinas revelaram a propria ignorância delas em relaçao a historia do folclore egipcio. Mahmoud Reda batizou de Hagallah porque ele homenageou uma beduina. Hagallah é um nome próprio feminin. A sua danca está linda! Quando alguem vem com criticas do tipo dá vontade de perguntar "Ah é? você dançaria melhor se estivesse no meu lugar?" Como afirmou a Simone no primeiro comentário o seu sucesso incomoda muita gente! Beijo linda! )O(

    ResponderExcluir
  6. Mãe Khalida Zareen mandou dizer que tá morrendo de saudades de vc, Mestra!

    beijos...
    Nana.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não costumo comentar em blogs, mas quanto ao assunto folclore, resolvi abrir uma exceçãozinha. :]
    Em meu segundo solo em eventos da escola em que eu faço aula, resolvi fazer um saidi tradicional, com direito a galabia egípcia, lenço na cabeça, bastão de bambu... bem diferente do estilo glamourizado que é mais frequente de se ver. Estudei vídeos, técnicas de bailarinas e me joguei hehehe. Fiquei meio apreensiva, afinal o público leigo poderia não entender nada e eu teria uma recepção fria. Ledo engano! Terminei a coreô com aquele movimento cruzando rápido o bastão + cambrê... fui super aplaudida! Acho que justamente pela surpresa, o diferente! Após isso tenho cada vez mais certeza do meu amor e ligação especial com o folclore árabe! Enfim, continue divulgando esse estilo tão rico e belo, Suheil! Precisamos muuuito de profissionais como vc! Não preciso nem dizer o quanto te admiro, né? :D Beijos e desculpe a bíblia!(ufa! heheh)

    ResponderExcluir
  8. Olha Suheil, suas apresentações foram lindas e quem estuda não fica nem um pouco abismada... e eu não e nem quero entender a maldade humana.

    Primeiro... tds falam mal ou bem, se for deixar de dançar pra esse público leigo como vamos divulgar o folclore?

    E a formação de público começa na sala de aula, com nós, como professoras e estudantes dessa arte tão linda e complexa, ai ensinar o folclore em nossas aulas.

    Para mim tem q dançar, estudar e ensinar o folclore sim!

    E vc arrasou.

    bjo

    ResponderExcluir
  9. Quanta maldade neste mundo...a apresentação estava linda!!!!

    1º - eu sou do Sul SC, vou assistir uma apresentação de forró lá do norte que alias não sei como é conduzida, ai vou torcer o nariz porque não entendi o que tava "rolando" ???? seria um ato insignificante!!!!
    Mil vezes 0 para quem te criticou, rídiculo. Inveja é coisa triste mesmo....

    Bjoka!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Suheil..
    Olha eu de novo por aqui!! Já deixei meu comentário nos seus videos lá no youtube, pois é eu sou a Claucieni(nome de batismo). Se me permite, vou copiar e colar o que escrevi em uma comunidade do Orkut.
    "A Cesar o que é de Cesar...
    A Suheil tá batendo um bolão qdo o assunto é folclore..
    Putz!!! Que hagalla mais bunitinha!!! E o saidi então??
    Muito bom!!" Depois postei o video de dabke e disse:
    "E este dabke???
    Isto é o que eu chamo de respeito e carinho pela cultura alheia!!
    Caprichou no figurino...
    Parabéns!!"
    Quem sou eu para dar pitaco, mas a mim vc "convence"(me refiro a interpretação, incorporação de um personagem) mais no folclore do que no clássico. Não abandone o folclore, pois dá para ver que sua alma está nele!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ah..e se possível eu adoraria ter as performances de saidi , hagalla e dabke (na íntegra) postadas no youtube, para publicar no grupo do multiply a Raks Sharki, se não for pedir muito...rsrsrs
    Desde já agradeço..
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. dança sim, sempre. e só preste atenção no que acrescentar e não tirar vc do caminho...
    beijo

    ResponderExcluir
  13. Acho que o nosso dever como dançarinas é propagar a cultura árabe, seja na DV clássica como no folclore (principalmente!).

    Quem não entender - e quiser saber - estude, simples assim.

    ResponderExcluir
  14. Oi Suheil!
    Eu concordo com a Lory!
    Acho que se deve apresentar o folclore em espetáculos de dança do ventre SIM!!!
    E até mesmo pro leigo 2 horas de apresentações do mesmo estilo só se for pra mata-los, não tem o porquê! São danças tão bonitas, tão alegres, mostrando mesmo o povo e suas raízes e por que não apresenta-la? Sim, o povo leigo pode não entender que "estilo" de dança é aquela mas se é bem feita isso ele irá entender na mesma hora, a música folclore é mais alegre e até mesmo o leigo consegue perceber isso, não dá pra dançar um saidi com cara fechada temos que nos jogar de corpo e alma e acredito que é justamente isso que faz toda a diferença na dança, pois mesmo que a gente faça movimentos mais "simples" a felicidade em estar lá no palco dançando é maior do que tudo e isso se percebe de longe!!!
    Com relação aos comentários é falta do que fazer desse povo meeeeeesmo, e é como você disse são tipos de comentários que existem e sempre existirão e a nós só nos resta deixa-los entrar por um ouvido e sair pelo outro.
    E pra finalizar, eu adorei as suas apresentações, parabéns! Está lindíssima! Pena que nesse vídeo são só pequenos trechos... =(
    Beeeeijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada de coração a todas vocês pelos comentários muito bem vindos!

    É muito bom saber que compactuamos de opiniões semelhantes em prol do crescimento e valorização desta arte.

    Nada como a sensação deliciosa de não se sentir sosinha...

    (e destilando um certo veneno pra não beber dele: bem diferente de quão solitária deve estar se sentindo agora a bruxa feia, malvada e recalcada com seus comentários infames caídos por terra! Bem feito! hihihihi putz... lá vou eu meditar de novo pra purificar esse karminha negativo acumulado)

    ResponderExcluir
  16. Seguindo o conselho de Lory:
    - Vai pastar criatura!

    Respondendo a Isis:
    - Pior que ela não faria nem 1/10!!!

    Para Beautiful:
    - Obrigada mesmo pela "exeçãozinha"

    Para Malikat:
    - Obrigada pela sinceridade! Vou te contar um segredinho: muita gente me conhece pelos modernismos e fusões após a conquista da superstars, mas na verdade, eu estava nos EUA na época justamente por conta do folclore (para gravar um video a convite de Saara Saeeda), minha grande paixão e fruto de muuuuuitos (mais de 20!) anos de estudo específico. AMO folclore e fico mega feliz em saber que há quem me aconselhe a seguir este caminho. Quanto aos videos, só tenho estes trechos, mas vou pedir a organizadora do evento se ela pode posta-los na integra! Será um prazer!

    Para todas:
    - MEGA OBRIGADA!
    Sem a presença e os comentários de vocês, este blog seria apenas um desperdício de meu tempo. Obrigada por me permitirem contribuir!

    Tashi Delek

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu dancei Said com bastão, vestindo a roupa folclórica em uma evento pequeno, mas só de DV. A apresentadora falou para uma aluna minha que meu "vestido" era horrível. A partir dali, sempre que usei o "vestido"(rsrs)tive que explicar antes o pq da vestimenta, aí ninguém mais falou que era horrível rsrsr
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. OLÁ,
    ME CHAMO NEIDE, ADQUIRI SEUS DVDS E ADOREI. SOU PROFESSORA DE L.P, ACHEI O MATERIAL MUITO DIDÁTICO. PARABÉNS PELO TRABALHO !!!!!!!
    SEMPRE QUE POSSO DOU UMA OLHADA EM SEU SITE, ORKUT ENFIM... BJS

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Eu tive faz pouco tempo contato com o Hagalla, e AMEI até a última gota, aí fui no youtube pesquisar sobre como pode ser uma coreografia de palco e advinha só qual foi um dos vídeos que eu guardei como referência, para estudos?

    comparando com uma apresentação que é trecho de um filme de 19"e bolinha", não vi nada de invencionice. Além do mais podem até achar que você imita o Tito, e na minhahumilde opinião de quem está começando agora: talveeeez por que o Tito procure ser mais despojado e "popular", e se não me engano a proposta do Hagalla é justamente essa não é?

    ah e não precisa se preocupar se vou copiar sua coreografia, eu só estudo como referência,certo?

    ResponderExcluir
  20. - Afinal, dançar folclore em eventos de fim de ano das escolas e similares, mesmo sabendo que muitos na platéia não sabem do que se trata, vale a pena??

    (sim vale e MUITO), a inserção do folclore quebra a "mesmice" das apresentações, enriquece e alegra o ambiente. Na dúvida, antes da apresentação se possivel, alguém pode explicar para a platéia que a apresentação seguinte é uma coreografia de folclore, coisa simples e básica que pode ser dita em uns minutinhos)

    - A platéia leiga consegue distinguir se é uma novidade (oba!) ou só mais uma de nossas esquisitisses?

    (acho que sim! Se houver alguma dúvida, creio que uma pequena explicação antes da apresentação vale, no mais acho que isso é irrelevante SEMPRE vai haver aquele que entende só de olhar e aquele que nem fazendo desenho em 3D vai captar, então desligue-se disso e pense só no objetivo de dançar )

    - Você é a favor ou contra esta propagação cultural nestes espetáculos? Se contra, aonde então devemos apresentá-los?

    (Sou a favor,mais que a favor! Se muitas bailarinas brasileiras fazem questão de inserir passos de samba, ou outro ritmo brasileiro quando dançam "lá fora", qual o problema de trazer a cultura árabe "aqui para dentro"? Ainda mais se levarmos em conta que as raízes da dança do ventre moderna começam na mistura das danças folclóricas não?

    é tudo tão rico, alegre, bonito e variado que excluir, seria para mim, negar toda a capacidade e riqueza da cultura e de certa forma a propria capacidade da bailarina)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...