terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mulheres, as construtoras da Paz


Estava aqui filosofando, com o pensamento na minha última estadia no Rio de Janeiro. Como encerramento das intensas atividades do fim de semana, tive o prazer de estar acompanhada de mais 16 bailarinas em um lindo ritual, resgatando a essência do feminino e das origens da dança ritualística, usando os arquétipos das Deusas da Grande Mãe.

Quem já participou deste ritual comigo, sabe da força que ele tem...

Até quem não estava lá muito afim no começo, depois de se entregar e se permitir, descobriu sensações únicas que só nos são permitidas sentir quando abrimos nossas mentes e nossos corações.
Foi lindo. Foi emocionante.

As lágrimas, os abraços, os desabafos, o encanto... e os comentários positivos fizeram com que esta energia esteja presente em mim ainda hoje.



E aí lembrei:
Citei um texto que falava pelas palavras de um HOMEM santo, que as MULHERES deveriam governar o mundo. Achei o texto.


As 21 manifestações de TARA, A Libertadora

Achei que valia ilustrá-lo com imagens da "Minha Mãe Budista" Tara, a Libertadora, em algumas de suas manifestações.

Espero que apreciem as palavras daquele que particularmente eu chamo de "meu guru".


Mulheres, as construtoras da Paz
por T.Y.S. Lama Gangchen Tulku Rimpoche

Tendemos a pensar naturalmente no nosso planeta como a “Mãe Tera”, com uma energia feminina, porque o próprio planeta gera, faz crescer e nutre a vida. Em um certo senso, nós nos consideramos filhos dela.

Na nossa sociedade, ambos homens e mulheres estão envolvidos com o cuidado ambiental, mas geralmente é a energia feminina, mais do que a masculina, que é mais poderosa para curar o meio ambiente. Se nós verificarmos as qualidades das energias masculinas e femininas, veremos que a mulher naturalmente têm mais sentimentos e um senso muito mais apurado de responsabilidade diante do meio-ambiente e da nutrição da vida do que o homem.

Todos nós, sem exeção, somos gerados e nos desenvolvemos por nove meses dentro do útero de nossas mães. Mesmo antes do nosso nascimento, ela cuidou de nós com imensurável amor e carinho: comeu bons alimentos, tomou remédios e se exercitou para nossa saúde e bem estar, frequentemente colocando o nosso bem diante do seu próprio. Desde imediatamente após nosso nascimento, quando éramos frágeis e necessitávamos de cuidados, capazes apenas de chorar, dormir e beber leite, nossa mãe, através de seu instinto natural e grande amor por nós, tomou conta de nós, até hoje.

Nossa mãe cozinhou para nós e nos alimentou, limpando nosso corpo e nosso meio-ambiente, comprou roupas e brinquedos para nós...

Mesmo depois de já havermos crescido e deixado o lar, nossa mãe ainda se preocupa com nossa dieta, saúde, emprego e amigos. Mesmo quando nos rebelamos contra ela ou agimos em maneira muito autodestrutivas, nossa mãe irá sempre tentar encontrar a melhor solução para nós e nossa vida.

Mulheres têm muitas qualidades especiais que os homens não têm, como a sensibilidade especial para a vida e o meio ambiente natural, sendo também dotadas de uma qualidade de sabedoria intuitiva. Mulheres, de fato, são as detentoras de muitas tradições ancestrais e são responsáveis pela transmisão e continuação de muitas crenças culturais e costumes, assim como pela estabilidade familiar no dia-a-dia.

No nível sutil, a energia feminina detém a qualidade do espaço da paz e a sabedoria da interdependência. Nós nascemos do espaço do útero da nossa mãe, e a essa qualidade de espaço é exatamente o que dota a mulher da possibilidade de nutrir a vida e dar a luz. A conexão entre essas energias e funções dá as mulheres um sentimento natural mais forte para cuidar do meio ambiente de uma forma pacífica.

Para confirmar isso, basta darmos uma olhada na história da humanidade. A maioria das guerras e armas que têm poder de destruição em massa e as tecnologias destrutivas que têm danificado nosso meio ambiente foram criadas por homens. Parece que até agora a energia masculina têm sido utilizada para fazer guerras entre nós, os outros e o meio-ambiente, então é chegada a hora de revelarmos e usarmos a energia feminina para curar os danos e gerar a paz.








Manifestação de Tara Azul, EKAJAT
Manifestação de Tara Vermelha, KURUKULLA


Texto extraído da apostila “Autocura Tântrica Ngalso de Tara Chittamani”, do Centro de Dharma da Paz - Shi De Choe Tsog (SP)






Muita Luz, Amor e Regozijo.


Com Paz,
Suheil
;)

Um comentário:

  1. me emocionei. me encontrei no papel de mãe e to aqui pensando na minha mãe, que tem cuidado tão be mde mim e da minha pequena. obrigada por partilhar...bjo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...